Login
Senha

Selecione o tipo de assunto relativo ao Elletrocat

Caso não encontre a informação de que necessita, envie sua dúvida para nossa equipe.
1 Em que plataforma foi desenvolvido o Elletrocat?
O Elletrocat foi desenvolvido em PHP com banco de dados MySQL, roda em ambiente Linux e conta com componentes em Javascript e Flash. Entretanto, ele está constantemente sendo atualizado em relação às novas tecnologias pelos desenvolvedores.

2 As várias versões do software (Automotiva, Construção, etc.) são diferentes?
Não, o sistema é o mesmo. Porém, a arquitetura do sistema e do banco de dados é ampla e flexível, abordando necessidades diferentes de vários segmentos de mercado. O que muda é a configuração geral da versão. Cada versão possui uma configuração que deixa disponível no sistema apenas os recursos que aquele segmento necessita, sem sobrecarregar o projeto com informações fora de seu contexto comercial.

Conheça as principais características de cada versão aqui.

3 É possível hospedar o sistema em meu provedor?
Não. O sistema não é como um website ou um aplicativo simples para web. O Elletrocat é atualizado e administrado pelos nossos desenvolvedores de forma centralizada e para seu correto funcionamento são necessárias hospedagens especiais, tanto para o motor de busca, como para o banco de dados.

4 Por que a manutenção é feita em planilhas de Excel?
Por várias razões:
  1. Formato universal: O Excel é um software consagrado e amplamente conhecido. Podemos afirmar que é uma ferramenta indispensável para o dia a dia das empresas e praticamente todas as pessoas responsáveis por documentação de produtos conhecem o software e já utilizam o formato para armazenar as suas informações. Em praticamente qualquer computador ou dispositivo móvel, hoje até em celulares, é possível abrir e editar uma planilha Excel;
  2. Agilidade: A planilha eletrônica oferece uma série de recursos de produtividade que as pessoas já estão acostumadas. Funções como copiar e colar células, duplicar linhas, substituir valores, localizar, autofiltrar, dentre outras, já fazem parte do cotidiano de quem trabalha com planilhas e agilizam enormemente o trabalho de manutenção;
  3. Flexibilidade: Uma indústria com várias linhas de produtos pode administrar os dados de cada linha em um conjunto de arquivos independentes, para facilitar sua manutenção. Ou, quando a indústria possui vários engenheiros de produto, cada um pode administrar seus dados independentemente dos outros. No final, todas as informações se encontram dentro do banco de dados, formando um conjunto único;
  4. Segurança: A indústria não fica refém do nosso Servidor Web pois os dados ficam sempre de posse da empresa. Eles sempre poderão ser utilizados pela indústria para qualquer outro fim.
5 Qualquer pessoa da empresa pode atualizar e operar o sistema?
O catálogo de uma indústria é o coração do seu processo de vendas. É claro que a escolha da pessoa que vai realizar as operações deve ser feita à altura desta responsabilidade.

Os seguintes requisitos são considerados altamente desejáveis para quem vai realizar as atividades de manutenção:
  1. Conhecimento técnico profundo dos produtos da empresa;
  2. Boas habilidades de escrita e português;
  3. Facilidade no uso e aprendizado de softwares, Excel e navegação em Internet;
  4. Disciplina e organização;
  5. Acesso e colaboração dos diversos departamentos da empresa.
6 É preciso fazer um curso ou treinamento para operar o sistema?
O sistema foi concebido para ter operação simples e auto-explicativa. Além de um roteiro passo a passo para iniciar as operações, a grande maioria dos procedimentos possuem dicas, tutoriais e material informativo.

Uma pessoa com as facilidades descritas no item anterior e que consulte o material disponível não vai ter nenhuma dificuldade.

É claro que com o tempo as rotinas vão se tornando familiares e o operador saberá a melhor forma de utilizar os recursos, em favor de sua empresa.

7 Por que o browser sempre abre uma nova janela antes de abrir o catálogo?
Para ganhar o máximo de espaço na tela, o catálogo é aberto em um janela do tipo pop-up. Mas, para isto, é necessário que esta página seja aberta a partir de uma outra, com uma codificação específica em Javascript. Caso o browser esteja configurado para não permitir pop-ups, ou o usuário não queira desabilitar o bloqueio de pop-ups, ele tem a opção de abrir o catálogo na mesma janela.

8 O Elletrocat também serve como um sistema de e-commerce?
O principal talento do Elletrocat é servir como catálogo eletrônico, portanto nossa equipe de programação está focada no aprimoramento das capacidades de documentação, entrada, interface de pesquisa, exibição e saída de dados.

Entretanto, já estamos em contato com uma série de empresas que possuem sistemas maduros de e-commerce (fluxo de vendas, cesta de compras integrados à rede bancária e cartões, workflow de pedidos, entre outros), visando a integração dos produtos. Assim que homologarmos parceiros para esta solução, informaremos a todos os clientes ativos.

9 Existe uma versão em CD do Elletrocat?
CDs geram custo, exigem logística e os dados ficam defasados muito rapidamente. Todos os principais clientes das indústrias possuem hoje bons computadores e banda larga. Não faz mais sentido instalar vários catálogos em um computador se, no site das indústrias, as informações estão constantemente sendo atualizadas.

Além disto, através da Internet, os dados estão disponíveis para todos, inclusive usuários de Linux ou Macintosh.

No momento, estamos concentrados em melhorar a tecnologia para Web, que é a mais importante de todas. Entretanto, temos o projeto de uma Versão Slim, em estágio avançado, e que pode ser finalizado oportunamente. Certamente informaremos a todos os clientes ativos, caso esta solução volte a ter importância nos planos do projeto.